Tempo é um dos assuntos mais comentados na hora do cafezinho de todos os dias, simplesmente porque parece dinheiro, é difícil de administrá-lo. Diria que até mais difícil... E o outro porque é pelo fato de ser inanimado, relativo e caro! Ter a real noção de tempo não é questão de números cardeais, é questão de cifras muitas vezes, principalmente se você precisa atingir metas, cumprir prazos, aproveitar o seu único dia de folga para atender a todos os compromissos planejados...
Se você reclama que não tem tempo para fazer metade de tudo que gostaria e necessita, saiba que organizar o tempo é mais tranquilo do que fazer o fluxo do seu caixa, basta querer e ler as principais dicas que garimpei de experiências bem sucedidas e práticas!
1) Planejamento do Dia
Muita gente é tão enrolada que até para explicar o que é planejamento, se perde. Esta palavra é tão importante na prática, mas sem o mínimo entendimento da sua função... amiga, o seu tempo morrerá na praia junto com as suas metas não concluídas. Ou seja, planejar é uma "ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, sendo portanto, o lado racional da ação"
Entendido o conceito, agora aprenda a usá-lo na prática: Use aquele bloquinho de notas do seu celular, agenda física, ou agenda virtual, e logo ao começar o dia, estenda a hora do café ou a viagem até o trabalho para fazer exatamente isso:
- Impor metas e prioridades
- Anotar por ordem de importância ou tomada de tempo
- Enumerar metas com base em porcentagem de tempo gasto
- Considerar atrasados para cada meta. Porque?
- Se você de fato atrasar, isso não será uma somatória de atrasados para as demais notas
- Se você não se atrasar, o mínimo que pode acontecer é sobrar tempo para as outras
2) Colocar o hábito na necessaire de todos os dias
A atitude mais burra de qualquer ser humano é tentar enganar o tempo. Talvez essa seja a parte mais difícil de todas as dicas (para quem não tem namorado), porém tenha em mente que o tempo é número, número é lógica, então não existe nada mais lógico que o tempo, certo? Se você não tomar consciência do quanto ter hábitos é essencial ao seu tempo, saiba que o tempo do mundo irá te engolir em questão de horas e isso é relatividade. O primeiro passo de planejar de nada adiantará se você não tiver o hábito de otimizar o seu dia.
- Hábito é cultivado só com atitudes
- Para não esquecer do primeiro passo, faça do post-it um aliado,
- Faça um lembrete do tipo "Anotar metas"
- Cole na agenda física, ou do lado do monitor já que lá está a sua agenda virtual
- Ou faça um lembrete sonoro no seu celular, para o caso do bloquinho de notas
- Acredite que tudo isso é um treino para a sua memória e logo será como tomar café
3) Eliminar obstáculos
Não se engane... Redes sociais, super amigos, namorado(a) carente, colega chupim, tudo isso pode ser o problema de perder tanto tempo. Então antes de reclamar tanto quanto perde esse tempo, analise o quanto gasta horas com essa turma. E tem que ser precisamente assim, pensar nessa turma como "obstáculos". É apenas uma dessa forma de mentalizar o devido termo para que o cérebro assimile a posição negativa, logo um impulso será enviado ao sistema nervoso e terá o retorno como um alerta para você, dizendo "não tenho tanto tempo para isso". Duvida? então pratique.
- No caso dos amigos e namorados, explique a sua necessidade, eles vão entender.
- E se não entenderem, faça imposições ou chantagem... fazer o que?
- No caso do colega chupim, seja direto.
- A voz imperativa por si só impõe respeito e economiza sagrados minutos
- Para redes sociais, internet, etc... fica valendo o post-it "você está matando tempo"
- Perca tempo com internet pelo celular, a caminho da faculdade ou trabalho!
4) Boicotar a cama e a preguiça
Deve existir estatísticas sobre o tempo que perdemos com a preguiça, mas se você é preguiçoso e gosta da sua cama mais que do seu namorado e principalmente reconhece isso, parabéns. O primeiro do quarto passo já está feito. Contabilizando por alto o tempo que a preguiça nos consome é algo escandalosamente vertiginoso... Se está com depressão, procure ajuda, se está triste, abra a janela e preste atenção em alguém feliz lá do lado de fora, se não está doente e faz da cama um descarrego ou um lugar encantado, então toma vergonha nessa cara e preste atenção:
- Evite estudar na cama SE tem pouco tempo para assimilar a matéria
- Não use da cama como escrivaninha para trabalho, para nada que tenha prazo curto!
- Escolha outro ambiente da casa para ter o conforto que precisa para seus afazeres
- Se este lugar não existe, crie! o chão da sala com almofadas por exemplo...
- Espante a preguiça com lembretes no quarto,
- No quadro de fotos coloque imagens de suas metas, visualizá-las te fará voltar ao foco
- Mude hábitos corriqueiros por saudáveis
- Não faça do lazer um trabalho ocioso!
- E nem do trabalho um lazer, isso só vai postergar as metas obrigatórias
5) Fazer acontecer
Essa é a hora! Se você fez este passo a passo, com certeza já está colhendo os bons resultados. Sei da dificuldade que exige toda mudança, mas para tudo dar super certo, é preciso dedicação. Não ache que por uma semana ou um mês, por conta de dieta, trabalho de conclusão de curso, planejamento de casamento, enfim, que tudo isso só é para determinada situação. Acredite que é preciso a manutenção destes hábitos desde a mais ordinária das tarefas até a mais complicada. Pura verdade gente, o tempo é exigente! Independentemente de tamanhas responsabilidades, para cada um o tempo é muito importante e administrá-lo com inteligência é o essencial. Tenho certeza que será uma pessoa mais organizada e valorizará ainda mais suas capacitações. Lembre-se como mantra:
- Obediência aos prazos, não ignore o tamanho da responsabilidade
- Não desistir de tentar, deu tudo errado? tente outra vez!
- Tenha sempre à vista a leitura das suas metas
- Na hora de fazer uma tarefa lembre-se da seguinte e controle o tempo
- Aprenda a falar de acordo como a situação exige
- Pratique verbalizar suas necessidades em tom imperativo
- Não existe pessoa que não respeita e admira quem cumpre palavra e prazos
- Cultive palavras chaves em momentos críticos, isso incentiva uma ação!
Galera, espero ter deixado bons conselhos para otimizar seu tempo... Tá vendo como administrar dinheiro é mais difícil? Tente agir de acordo com as dicas e vai ver o lucro! Tem mais dicas para ajudar, complementar, então curta e comente! Nos conte mais! Grande beijo!
Postar um comentário