Logo mais é Dia das Crianças, e como mãe consumista, já fico pensando no quanto vou gastar. Na verdade, não é preciso gastar muito, se a gente lembrar que existem opções recicláveis. Ah, mas meu filho quer um iphone, um ipad, um video game, um carrinho de controle remoto, uma boneca que fala, anda, patina...
A verdade é que o seu filho vai querer o que há de atraente, o que seus amiguinhos já ganharam, e haja consumismo para tanto gosto. Mas se a sua missão de pai e mãe, lhe diz que a educação do seu filho, merece mais simplicidade, porque essa questão remete aprender os valores mais básicos e essenciais da vida, então lembre-se que plantar a sementinha dos bons costumes ainda é a garantia de colher o melhor da educação lá na frente.
Confesso que com meus dois filhos acima de 10 anos, pequei nessa educação. E ao ler o post da nossa Sarry - Dia das Crianças de ontem X Dia das Crianças de hoje, concordo na relação comparativa, e que chega a conclusão do que realmente acarreta, as ofertas de escolhas que nós pais, oferecemos aos nossos filhos. As escolas já começaram a representar o papel do futuro nas pautas escolares, com a reciclagem e assuntos que abordam diretamente à saúde. Então o que fazemos entre família? Qual a continuidade desse papel como pais e educadores?
Em suma, óbvio que adolescentes, irão querer ganhar o que está desemfreadamente diante do seu tempo para "brincar" - No entanto, se você como eu, tem uma criança bem pequena, há tempo de regar os valores e ideiais que em pouco tempo, irão crescer com ele e fazer parte de seus principios...
A ideia do post de hoje é sugestionar presentes simples, feitos por você mesmo, e que não tem custo exorbitante, para crianças entre 1 à 6 anos e que facilmente vão ganhar gosto, porque são lúdicos, atraentes, exigem a interação da fala e gestos que é muito importante nessa fase, além da melhor das vantagens materiais: Se quebrar, dá pra consertar, dá pra reciclar de novo, e na hora de descartar, não causará tantos prejuízos, se bem que ensiná-los a doar, também é outra soma do aprendizado.
Fantoche de Meia
Blog das Mamães |
Os fantoches atraem qualquer criança, e a socialização é o melhor dos atrativos, porque além da história, a locução verbal, motora, a criatividade, trabalham muitas áreas sensoriais da criança.
A mamãe pode ousar na produção em série, colorindo vários personagens e criando várias histórias...
Aproveite aquele monte de livrinhos que você nunca tem coragem de ler antes do filho dormir, e dê vida a ele. Copie os personagens, e faça o teatrinho!
A ideia é do Blog das Mamães, e para fazer você mesma, clique aqui.
Boliche de Caras Divertidas!
Essa ideia, infelizmente não tenho o passo a passo, mas só de observar, dá pra ter noção dos materiais básicos, como embalagens de shampoo e condicionador, massa plástica para bolinha ou o que a sua imaginação quiser, ou ainda uma simples bolinha de tênis... E o mais divertido, as carinhas que podem ser pintura, com tinta plástica e neste caso, creio que colagens de recortes desenhados em papel cartolina... Um barato não?
Aviazão de Papelão
Bom gente... Sinceramente o acabamento poderia ter ficado melhor né? Mas o design, a simplicidade do reaproveitamento, a ideia no geral, amei! Meu filho com certeza adorou e o divertido está por conta de poder pedir ajuda ao filho para pintar, ou se não quer saber de sujeira, colar imagens...
Enfim, o passo-a-passo também fico devendo, mas usando um pouco a imaginação, não tem erro né? Materiais básicos, papelação e fita a adevisa, lembrando que existem váaarios tipos de cola, fitas dupla faze, e de resto, é só colorir!
Castelinnho, Cama de boneca e Cubo
O site Ciclo Vivo, tem a sugestão de três fantásticos brinquedos para
garantir a educação reaproveitável e a diversão, com a versão de um
castelo, cama de boneca e um cubo geométrico, todos de papelão e
materiais simples, baratos, e que a melhor ferramenta ainda é a sua
oportunidade de ensinar os pequenos a respeitar tudo o que usamos e
jogamos para a natureza. O passo-a-passo é incrivelmente simples, clique aqui. E aproveite para buscar outras alternativas inteligentes de reciclar o consumismo! rs
Site - Ciclo Vida |
Bom galerinha, está aí a minha ideia de Feliz Dia das Crianças, plantar a sementinha dos bons hábitos, diversificar a concepção de brinquedo, ensinar que a brincadeira pode ficar mais gostosa quando papai, mamãe e filho fazem junto algo para se divertir. E vocês? Lembram de algum brinquedo artesanal, ou algo que seus pais ou familiares fizeram pra você? Beijos e até semana que vem!
Postar um comentário