5. De viadagem a gente entende

 


A 5 apareceu na minha vida como uma lufada de ar fresco. Despretensiosamente, ela virou a minha maior confidente nos primeiros 10 minutos que nos encontramos. A nossa afinidade já era tão gigantesca, que parecia que já nos conhecíamos de outros carnavais. Mas é assim que denominam os vínculos de alma, né?

Eu e a 5 temos aquela parceria de baixa manutenção, porque a nossa ligação é mais forte do que qualquer necessidade de estarmos grudadas o tempo inteiro, ou nos falando todos os dias. E é um vínculo tão orgânico, tão natural, daqueles que a gente manda mensagem quando a outra pensou em fazer o mesmo. A gente fala a mesma coisa no mesmo exato minuto. A nossa confiança é tão gostosa quanto a tal lufada que mencionei no começo. E toda vez que nos encontramos, é como se tivéssemos nos visto no dia anterior, as coisas nunca esfriam, porque irmandade é isso – a gente não tem a necessidade de provar amor onde ele transborda.

Conheci a 5 ainda muito novinha, quando era menor de idade, mas ela sempre teve uma genialidade singular. A 5 consegue ser várias versões em uma só: madura, quinta série, ácida, séria, engraçada, analista de pessoas, desligada, corajosa, cautelosa, esperta, dinâmica, pacata, aquela que assume seus próprios defeitos com um bom humor contagiante... e eu amo cada pedacinho da 5, admiro cada versão dela.

Aliás, sempre acreditei que conhecemos a bondade das pessoas de acordo com a reação dela ao ver um animal. A 5 só falta ter uma síncope diante de um, seguido por um ataque de fofice que inclui fala modificada (geralmente um tom mais infantilizado em linguagem diferenciada que tenho certeza de que os animais entendem perfeitamente) e um autocontrole enorme para não enforcar com um abraço o serzinho que a conquistou no primeiro segundo. Diante disso, pode-se dizer que é cientificamente comprovado que além de tudo, a 5 tem um coração de ouro.

Eu tive o privilégio de assistir a 5 desabrochar. Ela me deu a oportunidade de acompanhar muitos momentos importantes de sua vida. Eu me emocionei muitíssimo quando a vi com o canudo na mão no dia de sua colação de grau. E me senti muito especial quando ela me concedeu um convite de sua formatura. Eu a vi conhecer o amor de verdade, e ver e sentir a felicidade dela, para mim, foi uma das coisas mais lindas que já presenciei na minha vida. A 5 foi altamente corajosa quando recalculou totalmente a rota de sua carreira profissional, e a minha admiração por ela cresceu ainda mais, quando eu achava que ela já tinha zerado essa parte da vida. Por mim a 5 viveria em um potinho protegida de todo o mal, longe de toda dor que esse mundo esquisito as vezes coloca em nossa vida. 

Eu sempre darei para ela o meu abraço, meu colo, meu ombro e minha admiração, porque a 5 sempre foi minha casa também, minha inspiração.

Falta pouco par que a nossa amizade complete a maioridade nesta vida. Mas tenho certeza de que ela já existe há pelo menos umas 18 reencarnações.

O nome da minha 5 é Anelisa. Com S, por favor.

Postar um comentário

Instagram

PhD?. Theme by STS.