O fim de tudo que Jason Dessen conhece e ama começa em uma noite fria de outubro. É apenas uma saída casual para celebrar a conquista de um amigo no bar perto de casa. Ao se despedir da esposa e do filho, ele não olha para trás.
Pouco tempo depois, raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Sinopse da editora
"Neste momento, meu mundo parece muito seguro e perfeito. Agora eu vejo: nunca dei o valor devido a todo aquele conforto. Era tão bom, e havia tantas maneiras de desmoronar…"
Matéria Escura é um livro que te faz perder o fôlego em cada página, pois a forma como o autor escreve, com parágrafos curtos e riqueza de detalhes, te causa um senso de urgência absurdo. E nesta intensa história de ficção cientifica temos um professor universitário que repassa toda a sua vida em pensamento depois que é sequestrado por um sujeito misterioso. Na medida que ele se vê em uma outra realidade que não é a sua, mas que todos o conhecem, ele percebe o quanto a sua vida, com sua rotina ordinária e simplicidade, é nada verdade mais perfeita do que ele enxergava.
Como pano de fundo temos um intenso relacionamento entre ele (Jason) e Daniela, oferecendo um equilíbrio perfeito entre a ficção e romance. A forma como Jason enxerga Daniela é o que mantém focado o tempo todo em sua missão de voltar para casa. Só que o quanto essa idealização pode causar transtornos a ele mesmo em outras realidades? Descobrimos diversos efeitos disso a cada capítulo.
"Neste momento, meu mundo parece muito seguro e perfeito. Agora eu vejo: nunca dei o valor devido a todo aquele conforto. Era tão bom, e havia tantas maneiras de desmoronar…"
Comecei a assistir a série paralelamente a leitura, o que tornou a experiência ainda melhor. Mas confesso que senti falta de certos desfechos para determinados personagens, como Ryan e principalmente a Amanda - peça fundamental para a sobrevivência de Jason até a metade da história. Espero encontrar tais desfechos na série, e terminando-a, volto a falar sobre o assunto em formato de vídeo, lá nas minhas redes sociais.
No mais, o livro tem quotes maravilhosos e oferece uma visão apaixonante de um homem que enxerga nitidamente todas as particularidades de sua esposa.
"Esta Daniela transmite a mesma energia que tinha quando nos conhecemos, quinze anos atrás, antes que os elementos da vida — a normalidade, a euforia, a depressão, os compromissos — a tornassem a mulher com quem hoje divido a cama: uma mãe incrível e uma esposa incrível, mas sempre lutando contra os rumores da mulher que poderia ter sido."
Postar um comentário